Níveis de Ensino

Nome dado aos diferentes estágios da educação escolar. O Colégio Imaculada oferece a educação básica que compreende a educação infantil, o ensino fundamental e o ensino médio.

Quem Somos

O Colégio Imaculada Conceição, instituição católica é mantido pela Associação Educacional Imaculada Conceição-Diocese de Goiás.

O Colégio Imaculada Conceição, instituição católica de ensino a serviço da comunidade do Vale de São Patrício recebe alunos de várias cidades da região e vem de uma história de 63 anos- 1952 a 2015.  Nesse período, foi mantido pelo CEFRA - Centro de Educação Franciscana, pertencente a Ordem dos Frades Menores de Anápolis. Considerando sua missão evangelizadora e novos desafios, os Frades Franciscanos decidiram encerrar, em 31 de dezembro de 2015, as suas atividades na cidade de Ceres, ficando seu patrimônio disponível para outra iniciativa, desta feita, sob a responsabilidade de outro segmento da Igreja Católica.

Dessa forma comunicado a Dom Eugênio Rixen, Bispo de Goiás e à população usuária dos seus serviços, surgiu a Associação Educacional Imaculada Conceição, nova mantenedora do colégio que usará o mesmo nome, a partir de 2016, e que, por meio da iniciativa da Diocese de Goiás e da Paróquia Imaculada Conceição de Ceres, estabeleceu COMODATO com o Centro de Educação Franciscana - CEFRA para utilização do espaço físico, mobiliário, material didático e equipamentos do colégio.

Integram a Associação pais de alunos, o pároco, Pe. Severino, ex professores, pessoas ligadas a Paróquia Imaculada que estudaram ou têm grande respeito e carinho pelo colégio e sua história na cidade de Ceres. A entidade é presidida por Dom Eugênio Rixem, Bispo da Diocese de Goiás.

Adotam como princípios:

  • Filosofia cristã – que possibilita o cultivo da vivência fraterna num espírito de verdade, bondade, justiça, solidariedade e paz, fortalecendo o processo ensino/aprendizagem;
  • Coerência entre vida e ação – que se manifesta na rotina diária dos relacionamentos e na práxis educativa, caracterizados pelo desempenho de cargos e funções do corpo administrativo, docente e discente;
  • Profissionalismo – visto como o se preparar bem, para servir melhor;
  • Excelência – que oferece ao educando um serviço de qualidade comprometido com a causa da educação e seu sucesso;
  • Apostolicidade – que realiza a Missão Profética da Igreja na vivência cristã e no exercício da cidadania;

O Colégio Imaculada Conceição propõe- se funcionar em dois turnos: matutino e vespertino, oferecendo à população os cursos: Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, enriquecidos pelo ambiente virtual e interativo, o que facilita o desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem.

Palavra do Presidente

Confira a mensagem de Dom Eugênio Rixen a comunidade escolar.

Caros amigos (as),

No ano de 2018 a Diocese de Goiás fez uma bela caminhada. O acontecimento principal foi a realização da nossa XX Assembleia Diocesana. Foram dois anos de caminhada, olhando a realidade, aprofundando o projeto de Deus e definindo pistas de ação para os próximos anos.

Gostaria que nos próximos anos as comunidades se empenhassem em levar a Boa Nova de Jesus a todas as pessoas, principalmente aos mais pobres. Num mundo marcado pela indiferença, pelo individualismo, pelo dinheiro, somos chamados a sermos diferentes, a encarnar o Evangelho com a própria vida. O desafio é grande, mas para quem tem fé nada é impossível. A esperança de dias melhores para os pobres nos sustenta!

Iniciemos este mês com o Dia Mundial da Paz. Deixemos estas palavras de Dom Pedro Casaldáliga crescer no mais profundo do nosso coração:

“Dai-nos, Senhor, aquela paz inquieta que denuncia a paz dos cemitérios!

Dai-nos a paz que luta pela paz!

A paz que nos acode com a urgência do Reino!

A paz que nos invade com o vento do Espírito a rotina e o medo!

A paz da liberdade conquistada!

Dai-nos a tua paz!

Esta paz marginal que entra em Belém e triunfa na Páscoa! Dai-nos, Senhor, a paz inquieta que não nos deixa em paz”

Que 2019 possa nos trazer esta paz construída sobre a justiça e a solidariedade! Feliz ano novo!

 


+Dom Eugênio Rixen
Bispo de Goiás
Presidente da Associação Educacional Imaculada Conceição

Proposta Pedagógica

Proposta pedagógica e planejamento: as bases do sucesso escolar.

Filosofia e Pedagogia

Uma Escola confessional católica só pode ser pensada e administrada a partir de Jesus. Feito homem, viveu como homem a serviço do Reino de Deus.

Não era um filósofo nem pedagogo. Era um formador. Não conhecia a ciência da educação, mas possuía a arte de educar. Não era cientista, mas homem de experiência e de coração. Não era de conhecimento, mas de amor. Era de vida, e vida em abundância para todas e todos.

Seu modo de ser e agir, implicitamente determina que a educação adote uma postura prática. Defende o primado do ser, enquanto bem: metafísica do bem (o nome primário de Deus é “Bem”). Deus é o Sumo Bem; e o primado da vontade, do querer, da persuasão... do querer o bem. O supremo ato de ser Homem ou ser Mulher é o Amor ao Bem.

A dinâmica de educar-se (auto-educação) e de ser educado (hetero-educação) envolve um conjunto de ações e influências de um ser humano sobre o outro ser humano, objetivando o desenvolvimento das potencialidades e qualidades básicas e gerais do educando. Transforma, portanto, as potencialidades em realidades. Só haverá educação se houver transformação. Se a pessoa crescer, mudar.

Compreende, basicamente, três momentos: a formação humana, ética e cristã, culminando na formação da consciência crítica. Em síntese, consiste em “tornar o homem e a mulher reais, em homem e mulher ideais”.

A definição de homem ideal ou de mulher ideal é feita a partir sempre de um marco doutrinário: a concepção filosófica e teológica do ser pessoa; e de um marco referencial: as circunstâncias de tempo e cultura a que este mesmo homem ou mulher se destina. Tudo isto deve levá-lo à tríplice integração: pessoal, social e transcendental (final), visando à formação da consciência transcendente ou cósmica, na perspectiva de um mundo mais irmão.

Os fundamentos, portanto, que norteiam a ação educativa do Colégio envolvem a concepção de pessoa, educando, educação, escola e sociedade com indicação pedagógica, administrativa e comunitária delineada ao longo do processo educativo.

A partir daí, pode-se afirmar que seu modo de educar é intuitivo e afetivo, apela para a concretização da experiência e percepção da intuição objetiva. Visa educar não com raciocínios abstratos, mas através da observação e reflexão sobre os fatos. Usa meios e recursos adequados para suscitar atividades vivas, imaginativas e criativas. 

Compreende três etapas: “representar para comover; comover para convencer e conquistar o coração para educar a todo o homem” (Zavalloni).

Para concretizar seus ensinamentos, Jesus fazia uso freqüente da representação ou dramatização, sendo muitas vezes ele mesmo o ator principal. Empregava paradoxos, contrastes, parábolas e comparações. Os exemplos de Cristo constituem motivações perenes.

A verdadeira educação só pode acontecer no encontro existencial do educador com seu educando, pela comunhão espiritual de consciência e afetividade, e quando se realiza o encontro existencial do educando com Deus e com a fraternidade pela mediação do educador. Dessa forma, o educando passa a ser membro da Família CIC.

Corpo Docente

Conheça a equipe de colaboradores do Colégio Imaculada Conceição

NOMINATA DO CORPO DOCENTE

Nome do Professor

Cargo

 

Habilitação

CH

Licenc.

Disciplina/ano

Wilsoni Nunes da Fonseca

PIV

Letras

Língua Portuguesa- Gramática

06

 

PIV

Letras

L.P

40

Cláudia F. Nascimento Oliveira

PIV

Pedag.

3º ano E. Fund.

24

Irailda Maria Martins Neta

PIV

Pedag

1º ano- Ensino Fundamental

24

Cristina R. de Assunção

PIV

Matem.

 Matemática

15

 

PIV

Geo

Geografia

06

Deusimália A. Gomes Marques

PIV

Geo.

Geog. Sociol. , E. Religioso

17

Divina A. Araujo Neves

PIV

Pedag.

E. Infantil –Jardim III

24

 

 

 

Artes

 

Edvaldo Borges

PIV

Quím.

Química

 

 

 

Quím.

Química

 

Tiago Araujo de Paula

PIII

Ed. Fís

Educação Física

40

 

PIV

Matem.

Física

21

Danubia Aparecida de Lima

PIV

Letras

Inglês

19

Lygia Oliveira Monteiro

PAC

E. Médio

Espanhol

03

Lucineide Pereira Rosa Moreira

PIV

Pedag

4º ano – Ensino Fundamental

24

 

PIII

Pedag.

2º ano – Ensino Fundamental

24

 

PIV

Letras

Biblioteca

40

Rafael Lucas Leonidio

PIV

Biologia

Biologia e Ciências

20

Nilza Tavares Feliciano

PIII

História

Hist EM./Filosofia

 

Romário

PIV

História

EF II

 

Valéria A. Faria e Silva

PIV

Hist. Magist.

5º ano – Ensino Fundamental

24

Alice Dias Soares Cardoso

PIV

Pedagogia

Assessoria Pedagógica

30

Marly Lina de Paula Pinto

PIV

Letras Modernas

Assessoria Pedagógica

30

 

Projetos Pedagógicos

Proposta pedagógica e planejamento: as bases do sucesso escolar.

NOMINATA DO CORPO DOCENTE

Nome do Professor

Cargo

 

Habilitação

CH

Licenc.

Disciplina/ano

Wilsoni Nunes da Fonseca

PIV

Letras

Língua Portuguesa- Gramática

06

 

PIV

Letras

L.P

40

Cláudia F. Nascimento Oliveira

PIV

Pedag.

3º ano E. Fund.

24

Irailda Maria Martins Neta

PIV

Pedag

1º ano- Ensino Fundamental

24

Cristina R. de Assunção

PIV

Matem.

 Matemática

15

 

PIV

Geo

Geografia

06

Deusimália A. Gomes Marques

PIV

Geo.

Geog. Sociol. , E. Religioso

17

Divina A. Araujo Neves

PIV

Pedag.

E. Infantil –Jardim III

24

 

 

 

Artes

 

Edvaldo Borges

PIV

Quím.

Química

 

 

 

Quím.

Química

 

Tiago Araujo de Paula

PIII

Ed. Fís

Educação Física

40

 

PIV

Matem.

Física

21

Danubia Aparecida de Lima

PIV

Letras

Inglês

19

Lygia Oliveira Monteiro

PAC

E. Médio

Espanhol

03

Lucineide Pereira Rosa Moreira

PIV

Pedag

4º ano – Ensino Fundamental

24

 

PIII

Pedag.

2º ano – Ensino Fundamental

24

 

PIV

Letras

Biblioteca

40

Rafael Lucas Leonidio

PIV

Biologia

Biologia e Ciências

20

Nilza Tavares Feliciano

PIII

História

Hist EM./Filosofia

 

Romário

PIV

História

EF II

 

Valéria A. Faria e Silva

PIV

Hist. Magist.

5º ano – Ensino Fundamental

24

Alice Dias Soares Cardoso

PIV

Pedagogia

Assessoria Pedagógica

30

Marly Lina de Paula Pinto

PIV

Letras Modernas

Assessoria Pedagógica

30

 

Educação Infantil

O foco dessa etapa do ensino é voltado à formação global do discente

Etapa que dá início ao ensino básico, a Educação Infantil objetiva o desenvolvimento integral da criança, nos aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a formação necessária ao ingresso no Ensino Fundamental.
O foco dessa etapa do ensino é voltado à formação global do discente, concebido como um ser livre e capaz de constituir-se como crítico, descobridor, inventivo e inserido na sociedade e na cultura em que participa.
Para atuar nesse nível de ensino, o profissional deve possuir formação no curso Normal/Magistério, ser habilitado em Pedagogia e de preferência ser especializado em Educação Infantil. Como instrumento de avaliação recomenda-se a observação contínua dos seguintes aspectos:
  • Formação e expressão da identidade social, política e cultural;
  • Apropriação da autonomia;
  • Garantia de bem-estar e saúde;
  • Garantia da livre expressão e manifestação da criatividade e do imaginário;
  • Contato com a natureza e a expressão corporal em espaços amplos;
  • Prática de brincadeira, da teatralidade, da musicalidade, da poesia, da historicidade e das atividades plásticas;
  • Ampliação de experiências e de conhecimentos sobre a realidade local e universal;
A valorização das potencialidades da criança nas atividades promovidas lhe garante o exercício dos direitos como sujeito ativo e em processo de desenvolvimento
Nessa etapa escolar são oferecidas atividades que colocam a criança em contato com as novas tecnologias, com a arte, com o esporte, com o meio ambiente e com o Transcendente, pois, a criança é considerada como ser em relação consigo mesma, com o outro e com Deus.
Dessa forma a Educação Infantil busca cultivar valores como o respeito, a solidariedade, a partilha e estabelecer certos limites, tão necessários ao convívio social.
A Educação Infantil é etapa fundamental na vida dos alunos. Nela a emoção e a descoberta estão presentes no dia-a-dia. Pensando nisso, o Colégio Imaculada Conceição oferece:
  • Programas diferenciados que propiciam aos alunos o estabelecimento de novas relações;
  • A familiaridade com os mais modernos recursos didáticos;
  • Aulas especializadas de Educação Física, Informática e Parquinho com brinquedos adequados às necessidades dos alunos; e,
  • Atividades que visam o desenvolvimento da curiosidade, investigação, raciocínio lógico, crescimento nas relações pessoais, autonomia e formação de valores.
Estabelece o Regimento Escolar os seguintes objetivos gerais para este nível de ensino:
  • Proporcionar às crianças de 03 (três) até 05 (cinco) anos de idade o desenvolvimento integral e harmonioso de suas potencialidades;
  • Favorecer a vivência de experiências que permitam ao educando a formação de hábitos e atitudes necessárias no convívio social;
  • Incentivar o desenvolvimento da linguagem oral;
  • Codificar e decodificar mensagens, apresentando maturidade e prontidão necessárias quanto à formação de competências e habilidades;
  • Desenvolver os aspectos: cognitivos, sócio-emocionais, lúdicos, sensório-motor, respeitando as individualidades;
  • Oferecer, utilizando uma metodologia adequada, meios que motivem a criança para o seu futuro processo de alfabetização.

Ensino Fundamental I e II

O Ensino Fundamental, constituído em 09 (nove) anos, recebe alunos na faixa etária de 06 (seis) a 15 (quinze) anos, comumente.

O Ensino Fundamental, constituído em 09 (nove) anos, recebe alunos na faixa etária de 06 (seis) a 15 (quinze) anos, comumente.

Dando continuidade ao trabalho realizado na Educação Infantil, busca uma educação para a vida, preparando o aluno para o exercício da cidadania, a formação de hábitos de estudo e pesquisa, de habilidades e atitudes, assim como, a aquisição de valores.

Preocupa-se com a aprendizagem dos componentes curriculares apropriados para cada ano, com a aplicação das novas tecnologias à educação, com o fortalecimento e desenvolvimento das competências do educando, através dos inúmeros recursos didático-pedagógicos e metodologias assertivas e inovadoras. 

O aluno do Ensino Fundamental, no Colégio Imaculada Conceição, tem espaço para criar e para participar, com interesse e compromisso das diversas atividades que a Escola oferece. 

O Artigo 8° do Regimento Escolar registra para o Ensino Fundamental os objetivos gerais que seguem abaixo.

  • Consolidar e aprofundar os conhecimentos adquiridos na Educação Infantil, possibilitando ao discente, de forma harmoniosa, a continuidade do processo ensino-aprendizagem;
  • Promover a formação integral do educando, proporcionando-lhe o desenvolvimento de sua personalidade pela incorporação de valores, assim como, pela aquisição de competências e formação de habilidades necessárias a seu convívio diário no Colégio e, fora dele;
  • Oferecer ao aluno atividades pedagógicas integradas, contínuas e progressivas que desenvolvam os aspectos bio-psico-sociais do educando;
  •  Facilitar o desenvolvimento da capacidade de aprender do aluno, tendo como meios básicos a leitura, a escrita e o cálculo;
  • Possibilitar ao aluno a identificação de suas potencialidades, promovendo a sondagem de interesses e aptidões, tendo em vista a auto-realização;
  • Preparar o aluno para o exercício livre e responsável da cidadania e para a vivência dos valores evangélicos;
  • Atender às diferenças individuais dos alunos, adaptando técnicas de ensino às suas fases e desenvolvimento;
  • Compreender a cidadania como exercício de direitos e deveres civis, políticos, culturais e sociais;
  • Aprender a ter atitude crítica e responsável nas diferentes situações sociais;
  • Conhecer e valorizar a pluralidade do patrimônio histórico e cultural;
  • Conhecer as características do Brasil nas dimensões social e cultural;
  • Aprender a utilizar as várias linguagens. 

Ensino Médio

Como ultima etapa da educação básica e com três anos no mínimo de duração, esse nível de ensino perdeu a obrigatoriedade de habilitar para o trabalho,

A Educação no Colégio Imaculada Conceição tem como compromisso, no Ensino Médio, estimular e auxiliar o aluno na potencialização da aprendizagem significativa, com o convívio das novas tecnologias, desenvolvimento da expressão criadora, aplicação do estudo teórico de forma prática e participativa.

O Colégio oportuniza ao discente a vivência de valores essenciais, como a ética, a formação da consciência e a prática da cidadania, o cultivo da espiritualidade, a conquista de sua autonomia intelectual e outras experiências que possibilitam ao educando a construção de um projeto de vida significativo.

Este é o resultado da interdisciplinaridade e de um ensino dinâmico e qualificado que tem como objetivos gerais, registrados no Artigo 9° do Regimento Escolar, os que seguem abaixo:

  • Consolidar e aprofundar os conhecimentos adquiridos no Ensino Fundamental, possibilitando o prosseguimento dos estudos;
  • Possibilitar ao aluno o desenvolvimento do processo de construção do conhecimento, a partir de uma visão crítica das relações em sociedade, visando à apropriação de princípios científicos, tecnológicos e humanísticos;
  • Facilitar aos alunos a identificação de suas aptidões face à preparação para o trabalho e para a vida;
  • Estimular o educando, como pessoa humana, a assumir sua formação ética, o desenvolvimento de sua autonomia intelectual e do pensamento crítico;
  • Compreender os fundamentos científico-tecnológicos dos processos produtivos, relacionando a teoria à prática, no ensino de cada disciplina;
  • Continuar a preparação do aluno para o exercício consciente da cidadania, como cristão, agente transformador da sociedade;
  • Compreender os elementos cognitivos, afetivos, sociais e culturais que constituem a identidade própria e a dos outros;
  • Entender a influência das tecnologias da comunicação e informação, das Ciências Naturais e das Ciências Humanas e Sociais sobre sua vida, sobre os processos de produção e sobre o desenvolvimento do conhecimento e da vida social;
  • Aplicar as tecnologias da comunicação e informação, das Ciências Naturais e das Ciências Humanas e Sociais na escola, no trabalho em outros contextos relevantes para sua vida.
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